terça-feira, 4 de agosto de 2015

Quando não olhei para trás



O engraçado pensar nesse título quando falamos de publicidade já que normalmente sempre olhamos para trás na hora de criar as peças, campanhas ou qualquer outra coisa. Sempre buscamos referências. Pra poder explicar isso vou contar um pouco de como cheguei na área. 
Sou o filho mais velho de quatro irmãos, família humilde e meus pais apenas com o ensino médio completo. Quando estudavam nunca pensaram em fazer faculdade e por isso também não mencionavam isso comigo, só queriam que eu estudasse pra "virar gente" e como meu pai sempre dizia: "Estuda bastante pra não ter que carregar o peso de um cabo de enxada ao invés de um lápis."
Fiz então o que eles pediram e sempre fui um aluno bom, nada a nível gênio mas me esforçava pra estar entre eles. Então terminei o ensino fundamental e me vi totalmente perdido na minha nova escola, por que além de ser em um ambiente novo, era em um bairro novo, com professores, amigos e experiências novas. Só que sempre fui publicitário ( mas não sabia ) e acabei me adaptando bem rápido e conhecendo muita gente logo nos primeiros dias. 
Nessa nova escola a galera tinha um foco diferente, desde o meu 1º ano já ouvia falar em qual curso iam prestar vestibular. E eu nunca havia pensado nisso. E não tinha referência disso. Então, fui para o óbvio: administração, arquitetura, design de interiores, educação física entre outras opções que pensei em cursar. E, claro, tinha que ser na federal da cidade, UFU, que por sinal é uma excelente universidade.
Fiz curso pré vestibular, prestei alguns, mas nada deu certo. Acho que realmente não era pra dar mesmo. E nessa acabou meu ensino médio e fiquei um ano sem estudar, apenas trabalhando como vendedor em shopping até que fui demitido e levei um choque de realidade enquanto procurava emprego. Aquela não era a vida que meus pais queriam pra mim, não era a vida que eu idealizei nos meus sonhos de criança.
Com isso, apareceu o ENEM. Fiz inscrição e estava decidido em fazer Letras na federal. Como falei, nunca fui um gênio mas sempre busquei estar entre eles. E minha nota foi satisfatória, resultado ? Passei em Letras na UFU através do Sisu, mas ao mesmo tempo, meio que de bobeira, fiz minha inscrição para Publicidade em uma particular que eu conheci e gostei muito, a Faculdade Esamc. Final das contas: eu tinha que escolher entre Letras na Federal ou Bolsa Integral na particular. 
E lá vai eu, sem saber de nada, sem olhar para trás, sem olhar para os meus planos, sem olhar as referências da federal estudar Publicidade em uma faculdade particular. E aqui eu explico o título. Por que se eu fosse olhar para trás e pegar todas as referências do meu curso e da área que eu estava escolhendo não teria começado. E hoje só consigo definir uma coisa: foi minha melhor decisão. 
Ainda não me formei, mas já atuo na área e começar a trabalhar foi outra grande decisão, mas isso eu deixo para os próximos textos. Espero que tenham gostado desse aqui e que se sintam convidados a conhecer os outros que vou escrever. 
Abraços !

Nenhum comentário:

Postar um comentário