quinta-feira, 13 de agosto de 2015

A crise como solução


Crise, do grego, crisis que quer dizer: decisão, mudança.

É evidente que o Brasil tem passado por uma crise econômica e isso é um fato com a inflação perto de fechar aos 9%. E com isso os comunicadores tem temido cada vez mais em perder seus empregos, e pensando nisso o Comitê de Marketing da AMCHAM trouxe um super palestrante para falar sobre o assunto.
A palestra aconteceu hoje, 13/08, com pouco mais de duas horas de duração é, diga se de passagem, para mim foi a melhor das que já participei, não querendo desmerecer as demais, mas a questão é que hoje fomos instigados e confrontados a pensar e tenho certeza de que todos os presentes ficaram estupefatos de tamanha sabedoria do convidado da manhã: Fábio Luiz Teixeira.
O intuito desse texto não é contar para vocês o que ele falou na palestra toda, mas deixar aqui alguns questionamentos com vocês. Primeiro, que ele começou sua palestra falando do atentado do 11 de setembro, fato que todos conhecemos, contou toda a história e nos mostrou que os EUA investiram em 2010, em armamento bélico, mais do que todo o restante do mundo junto, ou seja, eles jamais poderiam ser invadidos, atacados ou qualquer outra coisa possível em um combate “corpo a corpo”.
Mas assim como eu, você deve se perguntar: o que isso tem a ver com a crise do Brasil? Se eu te disser que tudo pode parecer loucura, e realmente é um pouco, mas está totalmente ligado com a crise, o profissional de marketing e em como vamos manter nossos empregos.
Naquele momento do ataque os EUA viveram uma crise, e crise não é o pandemônio que você está pensando e o Fábio mostrou isso muito bem. Se formos analisar a etimologia da palavra você verá que a palavra vem do grego κρίσις que significa primeiramente "decisão, determinação, julgamento" e indica para a gente então que essa situação não é para se desesperar e sair cortando Deus e o mundo em verba, mas para analisar onde estão seus investimentos, como o mercado está se comportando e se você está no caminho certo. 
Para finalizar, quero deixar com vocês uma mensagem que ele passou para a gente:
A crise é um motor, então ela nos motiva a ganhar dinheiro de outro jeito.  Fábio Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário