Washington Olivetto tem algumas coisas para dizer a você
O primeiro sutiã a gente nunca esquece. O garoto da Bombril e suas mil e
uma utilidade também não. O cachorro da Cofap eu também queria ter. E o casal
do Unibanco? Ahhh, que amor de banco!
Quem não se lembra das memoráveis campanhas do Washington Olivetto? Por
essas e outras façanhas foi eleito o publicitário do século, juntou sua famosa
agência W Brasil com o Grupo McCann e hoje preside a WMcCann.
Apaixonado pelo pai vendedor e pela escrita, Washington Olivetto logo
encontrou o lugar para conciliar suas paixões: o mundo da propaganda. A geração
anterior de publicitários já tinha profissionalizado a atividade no Brasil,
preparando o terreno para os grandes talentos. E Olivetto era um deles.
Um pneu furado foi seu Day1. Com o carro parado na porta de uma agência,
ele pensou em buscar ajuda, mas logo lhe ocorreu pedir um estágio. Conseguiu.
Um mês depois foi contratado e com apenas 18 anos virou redator. Três meses
depois escreveu o primeiro comercial de TV para a Deca. Seu cliente até hoje.
O comercial foi inscrito no Festival de Cinema de Cannes. E ganhou um
Leão de Bronze. Relembrando sua história, Olivetto conta: “um ano depois, muito
garoto, fui trabalhar na DPZ, onde fiquei 14 anos e foi a minha escola. Não
tenho dúvida de que ficar muito tempo numa boa empresa antes de abrir o seu
negócio é muito bom porque você só vai aprender.”
Quando percebeu que já tinha feito de tudo na DPZ, resolveu criar a sua
própria agência. Ele afirma que fazer o próprio negócio, no fundo, é fácil, é
como se você estivesse em cima de uma grande montanha e tivesse que passar para
a outra. A distância é de apenas 30 cm, mas na hora você só vê o buraco.
Olivetto já tinha ganho muitos prêmios com grande reconhecimento internacional. Queria
agora fazer sua agência com formato muito diferente. Pensou em se associar com
uma empresa internacional, procurou uma agência europeia e propôs juntar o nome
dele com a GGK. Criou-se a WGGK, que teve grande sucesso. Mas a GGK tinha poucos
clientes operando no Brasil e todo o crescimento da agência vinha da equipe
brasileira.
Dois anos depois Olivetto entendeu que eles não eram os sócios mais
adequados e se uniu com dois dos melhores funcionários da agência. Com eles
fundou a W/Brasil. E o mago da propaganda revela seus segredos: “teve um truque
que eu recomendo a todos que forem empreender. A vida toda enquanto empregado
sempre me comportei como dono, assumindo responsabilidades e riscos. No dia em
que virei dono passei a me comportar como empregado, com humildade do
profissional que está aprendendo.”
E depois de receber todas as propostas do mundo para vender a W, buscou
novamente uma sociedade com um grupo internacional. E propôs à McCann uma fusão
que incluiria até o W, mantendo a ideologia inicial. Só trabalham para a
iniciativa privada e são perfeccionistas.
O resultado de toda essa trajetória você pode ver no vídeo do Day1, onde
Olivetto conta essa e outras histórias da propaganda brasileira. Porque ele
realmente escreveu alguns dos melhores capítulos dessa história. Mas ainda
pensa que está só começando, e afirma: “A aventura pode ser louca, desde que o
aventureiro seja lúcido.”
Veja abaixo vídeo completo da palestra de Olivetto no Day1, da Endeavor:
Nenhum comentário:
Postar um comentário